O desenvolvimento deste serviço surgiu há três anos, com a escolha do software mais adequado (Horizon), idêntico ao utilizado por várias bibliotecas nacionais, no sentido do acompanhamento do desenvolvimento das novas tecnologias. Foi mais um passo no adeus ao papel e, apenas um mês depois do serviço estar operacional, já se registaram mais de 50 novos leitores, e já foram emprestados mais de 600 livros.
O catálogo bibliográfico inclui os fundos da Biblioteca Municipal, das Bibliotecas de Praia e dos Pólos de Leitura, podendo os leitores, através do seu computador, ter acesso às novidades, ao horário, às normas do empréstimo e ainda as colecções especiais como Biblioteca Particular "Rocha Peixoto" e Fundo Local.
Manuel Costa, director da Biblioteca, refere que esta tem acompanhado o desenvolvimento das novas tecnologias, tendo sido uma das primeiras a nível nacional a ser informatizada. "Fomos evoluindo, os equipamentos foram-se tornando obsoletos e houve necessidade de modernizar os sistemas de pesquisa. Tudo o que temos na biblioteca está tratado em base de dados devidamente informatizados. O que nos faltava era ter o catálogo online" e acrescenta que a disponibilização deste serviço "representa uma verdadeira revolução no serviço principal que uma biblioteca presta, que é, para além de dar livre acesso a todos os fundos, permitir que o utilizador, de uma forma autónoma, possa saber o que temos e possa levar e trazer de uma forma rápida e confortável", já que a pesquisa e as reservas podem ser feitas em qualquer lugar com acesso à rede.
No mesmo sentido foi lançada também uma página da Biblioteca no Facebook, mantendo-se, assim, online e a partilhar informação com os utilizadores ao minuto. "O facto de estarmos online é muito importante porque a maior parte da informação que as pessoas hoje recolhem é na internet e nas redes sociais", defende Manuel Costa.
A ideia da informatização e disponibilização da informação online partiu do mandato de Manuel Lopes, adepto das novas tecnologias, sendo na altura, a biblioteca da Póvoa, uma das primeiras a ter site na Internet para divulgar as actividades e dar acesso às informações. "Era um sonho de Manuel Lopes", recorda Manuel Costa, apontando as potencialidades: "é amigo do ambiente e podemos ver em qualquer sítio, hora, pesquisar sobre tudo o que existe".
Produção de conteúdos online é o próximo passo
Não obstante ter disponibilizado agora este moderno serviço, já se pensa no próximo passo, que consiste em associar conteúdos online, trabalhando directamente no digital. No mesmo sentido, está já a ser projectada a disponibilização da imprensa poveira online. Estes são os projectos para os próximos anos, segundo revelações de Manuel Costa.
Utentes encaram serviço de forma positiva
Fernando Souto confessou ser um utilizador assíduo da Biblioteca Rocha Peixoto e revelou que consultou este novo serviço por curiosidade. "De facto é algo a pensar no futuro. A biblioteca, apesar de conter o passado, tem também presente e futuro. Acompanha os desenvolvimentos e está com perspectivas de futuro".
O utente sublinha que o serviço é acessível do ponto de vista mental e de poupança de meios, e se evitam visitas à biblioteca em vão. "Temos de nos deslocar fisicamente mas podemos consultar antes para saber se existe o livro, se está requisitado, ou quando estará disponível".
Como utilizador frequente da imprensa local, para Fernando Souto, esta é uma grande vantagem porque "não se estraga o documento, não nos sujamos e temos uma facilidade em recorrer a cópias".
Lurdes Adriano, uma das dinamizadores do projecto, revelou que este resulta de um grande esforço da parte da equipa, referindo que certos procedimentos tiveram que ser totalmente remodelados.
No mesmo sentido, a bibliotecária defende que agora é possível traçar perfis específicos dos utilizadores, pois "este sistema permite perceber, com rigor, quais são os livros mais requisitados, as áreas de maior interesse para os utilizadores, podendo-se desocupar estantes pouco requisitadas com livros novos e novidades de interesse para os leitores". Ao mesmo tempo, é possível saber o número de empréstimos, de utilizadores que fizeram pedidos, assim como quais são os livros mais requisitados.
Fonte: Expresso - 29/12/2011Etiquetas: Acervo Bibliográfico, Acervo Documental, Bibliotecas Digitais e Virtuais, Bibliotecas Públicas, Informática Internet e Bibliotecas |